hbNews

Hiidenhauta lança novo single e videoclipe para ‘Riidenlieko’

Hiidenhauta lança novo single e videoclipe para ‘Riidenlieko’

15 de julho de 2020


A banda finlandesa de black metal influenciado pelo folk Hiidenhauta deve lançar seu terceiro álbum de estúdio ‘Riivin’ em 18 de setembro de 2020 pela Inverse Records. O primeiro single e videoclipe de Riidenlieko foi lançado hoje.

O terceiro álbum do Hiidenhauta, “Riivin”, é mais facilmente rotulado como black metal influenciado pelo folk, mas acima de tudo, é um conjunto equilibrado do Diabo finlandês, que representa a humanidade, travessuras, mas também uma eterna vontade de vingança para quem pratica o mal. Este álbum exala a capacidade da banda de se regenerar e se transformar. Mais uma vez, Hiidenhauta é como uma história que eles criaram: terrosos, crus, zangados, mas também soando como a beleza infinita da natureza. No disco, a banda dá outro salto real para uma nova área onde se rompe e quebra e, quando costumava ficar quieta, sai novamente e procura por novas trilhas.

O Hiidenhauta começou a compor e escrever as letras do terceiro álbum no verão de 2019 e, em dezembro do mesmo ano, entrou no estúdio com a mochila cheia das melhores músicas da banda. Após algumas reviravoltas, o tema do álbum acabou se tornando “O Diabo na tradição folclórica finlandesa”, cuja descoberta o cantor-letrista da banda Tuomas descreve:

“No começo, a ideia era criar um álbum temático sobre gnomos e essas criaturas no folclore finlandês e outros personagens talvez mais invisíveis. No entanto, depois de ler livros como Myytillisiä tarinoita, Suomalainen piru e Olevaisen yöpuoli, ficou bem claro que o tema do álbum deve ser o diabo no folclore finlandês, que à primeira vista pode parecer um assunto bastante desgastado, mais do que o primeiro pensamento sobre ele. O diabo finlandês é versátil, pode ter uma moral de guardião, vingativo, cruel, prestativo, brincalhão, humano, visível, invisível e tudo mais. É uma figura concreta e ao mesmo tempo estranhamente multinível no folclore, e as experiências das pessoas sobre o diabo têm sido surpreendentemente realistas. E devemos lembrar que o folclore do diabo do finlandês não está nem remotamente relacionado ao diabo do cristianismo, e estes não devem ser confundidos um com o outro.

As músicas do álbum nasceram naturalmente, sem muita dificuldade. Algumas ideias vieram logo após o álbum anterior, mas todas as músicas foram reunidas entre o verão e o inverno de 2019. Quatro das músicas são compostas pelo nosso guitarrista Otto, quatro pelo nosso baixista Henri e eu compus uma música eu mesmo, bem como melodias vocais para cada música. Pela primeira vez na história da banda, parecia que as peças realmente se encaixavam, e não havia nada demais em nenhum momento, e em nenhum momento a gravação precisou fazer compromissos que diminuíssem o valor artístico. Desta vez, a direção era completamente comum e a ideia do resultado final era clara e forte.”

Arte: Jamppa Lamminpää

Tracklist:
01. Riidenlieko
02. Lettorikko
03. Raate
04. Petäjä
05. Leväkkö
06. Halava
07. Yövilkka
08. Ahonoidanlukko
09. Harmio

Jamppa Lamminpää/Divulgação

Formação:
Tuomas Keskimäki – Vocais e Letras
Emma Keskimäki – Vocais
Henri Hakala – Baixo
Otto Hyvärinen – Guitarra
Eetu Ritakorpi – Bateria

Links: