hbNews

Memory Remains: Judas Priest – 43 anos de “Stained Class” e a fonte da NWOBHM deixando seu legado

Memory Remains: Judas Priest – 43 anos de “Stained Class” e a fonte da NWOBHM deixando seu legado

10 de fevereiro de 2021


Em 10 de fevereiro de 1978, o Judas Priest lançava o quarto álbum de sua gloriosa carreira. “Stained Class” é só mais um episódio do ponto alto da carreira dos britânicos e que hoje é assunto do nosso quadro Memory Remains, onde fazemos questão de celebrar as datas de lançamento dos álbuns mais relevantes do Rock e do Metal.

Os caras passaram os meses de outubro e novembro de 1977 gravando o sucessor de “Sin After Sin“, lançado seis meses antes. As sessõs de gravação ocorreram em dois estúdios: “Chipping Norton Recording Studios“, em oxfordshire registrou as faixas autorais, enquanto que a faixa “Better Than You, Better Than Me“, foi gravado no “Utopia Studios“, em Londres.

Vamos colocar a bolacha para rolar e conferir o que se passa nos 43 minutos desta obra´prima: “Exciter“, que foi um dos singles, traz em sua intro uma bateria impressionante e a música se desenvolve de maneira rápida e tem um belo solo, além da performance irrepreensível do Metal God, Rob Halford. Excelente.

White Heat, Red Hot” nos brinda com o melhor do que a NWOBHM pode oferecer. Uma canção bela, com ótimos riffs de guitarra e a voz marcante de Halford fazendo a diferença. Em seguida temos o cover para “Better By You, Better Than Me“, do Spoke Tooth, em versão que ficou bem legal. Essa foi outra música que foi lançada também como single. A faixa título é bem legal e mostra o porque a New Wave of Britsh Heavy Metal foi uma fonte inesgotável de inspiração para as bandas que vieram depois.

As três faixas a seguir têm uma pegada Hard Rock e são muito semelhantes entre si: “Invader” mantém o nível do disco bem elevado. Esta é a última composição na banda creditada ao baixista Ian Hill; “Saints in Hell” segue o mesmo ritmo da anterior, um belo Hard Rock para ninguém botar defeito, enquanto que “Savage” em que o destaque é o solo muito bem elaborado.

Beyond the Realms of Reality” tem belos arranjos em suas estrofes, ganhando peso no refrão, nesta que é a única música na história da banda escrita por um baterista, Les Binks. Esta também foi uma das músicas mais tocadas pela banda ao vivo. E “Heroes End” fecha bem o disco com belos riffs e um solo sensacional.

Stained Class” foi bem recebido e obteve disco de ouro nos Estados Unidos pela venda de 500 mil cópias; além disso, o álbum alcançou as posições número 27 e 173 nas paradas inglesa (“UK Albuns Chart“) e americana (“Billboard 200“), além de ter ficado em 43º melhor disco de Heavy Metal de todos os tempos, em lista organizada pela revista “Rolling Stone“.

Com tantas certificações, fica impossível não reconhecer a relevância não só do disco, mas também da banda, então vamos reverenciar a obra e desejar uma longa vida ao Judas Priest, outra das bandas que seguem em atividade e que esperamos vê-los ao vivo dentro em breve, quando essa pandemia estiver controlada e todos (pelo menos no que se refere aos seres pensantes, não os negacionistas e terraplanistas) estiverem devidamente vacinados.

Stained Class – Judas Priest

Data de lançamento: 10/02/1978

Gravadora: CBS (Inglaterra) e Columbia (EUA)

Faixas:

01 – Exciter

02 – White heat, Red Hot

03 – Better Than You, Better Than Me

04 – Stained Class

05 – Invader

06 – Saints in Hell

07 – Savage

08 – Beyond the Realms of Reality

09 – Heroes End

Formação:

Rob Halford – Vocal

K.K. Dowing – Guitarra

Glenn Tipton – Guitarra

Ian Hill – baixo

Les Binks – Bateria