Memory Remains

Memory Remains: Testament – 22 anos de “First Strike Still Deadly” e as regravações dos primeiros sucessos

24 de outubro de 2023


Há 22 anos, em 24 de outubro de 2001, o Testament lançava seu nono álbum, “First Strike Still Deadly“, que é assunto do nosso Memory Remains desta terça-feira.

First Strike Still Deadly” não é necessariamente um álbum de inéditas, mas sim um álbum de regravações de músicas antigas, da Demo “Legacy” e dos álbuns “The Legacy” e “The New Order“. Para fazer a gravação do aniversariante do dia, o Testament reuniu temporariamente alguns de seus ex-membros: o baterista John Tempesta, o vocalista original,  SteveZetroSousa e o guitarrista Alex Skolnick. Destes, apenas o último retornou ao Testament em definitivo, mas só em 2005. Este foi o último álbum gravado pelo baixista Steve DiGiorgio, antes de sua saída. Ele retornou em 2014.

Em um primeiro momento, a banda queria remixar as gravações antigas e lançar uma espécie de compilação, mas essa tarefa iria esbarrar nos direitos autorais, pertencentes a Megaforce, então para evitar problemas judiciais, a banda optou em regravar as músicas e lançar sob um novo título. Assim eles o fizeram, indo para o Driftwood Studios, na Califórnia, por onde ficaram entre os dias 27 de julho e 23 de agosto de 2001. Para a mixagem, a banda atravessou o Atlântico e foi para o Backstage Studios, em Derbyshire, Reino Unido, entre 27 de agosto e 7 de setembro de 2001 e foi feita pelo mago Andy Sneap. A própria banda atuou na produção.

Em onze músicas e 48 minutos, o álbum traz uma tentativa um tanto quanto frustrada do Testament em fazer uma releitura das músicas que tornaram a banda conhecida na cena Metal. Claro que a modernidade deu um plus às regravações, mas ao mesmo tempo as descaracterizou. Ainda assim é legal escutar alguns dos clássicos da banda como “Into the Pit“, “Trial by Fire“, “Disciples of the Watch“, “Burnt Offerings“, “The Preacher” ou “Alone in the Dark“, clássicos que permanecem sendo lembrados até hoje nas apresentações da banda.

Com resposta baixa por parte dos fãs, o álbum alcançou somente a modesta 70ª posição nas paradas japonesas. E a banda só voltaria a lançar um novo álbum somente no ano de 2008, “The Formation of Damnation“. Durante esse tempo, a banda fez shows e lançou compilações.

Felizmente, o Testament segue firme e forte na ativa. E quem os viu na primeira edição brasileira do Summer Breeze Brasil, no mês de abril deste ano, percebeu que eles estão afiadíssimos e em plena forma. Vamos celebrar esse play, e mais do que isso, celebrar a existência desta banda, que é uma das mais importantes do Thrash Metal. É uma tremenda injustiça a gente resumir essa vertente a apenas 4 bandas, quando temos bandas do quilate do Testament fazendo barulho há 4 décadas.

 

First Strike Still Deadly – Testament

Data de lançamento – 24/10/2001

Gravarora – Spiritfire

 

Faixas:

01 – First Strike Is Deadly 

02 – Into the Pit

03 – Trial by Fire 

04 – Disciples of the Watch

05 – The Preacher

06 – Burnt Offerings

07 – Over the Wall

08 – The New Order

09 – The Haunting 

10 – Alone in the Dark

11 – Reign of Terror

 

Formação:

Chuck Billy – vocal

Steve “Zetro” Sousa – vocal

Eric Peterson – guitarra

Alex Skolnick – guitarra

Steve DiGiorgio – baixo

John Tempesta – bateria