hbNews

Metal brasileiro será representado no Wacken Open Air 2020 pela banda Nervosa

Metal brasileiro será representado no Wacken Open Air 2020 pela banda Nervosa

5 de agosto de 2019


Conforme anunciamos, o Wacken Open Air 2020 já anunciou algumas bandas que farão parte da 31º edição do festival. E o Brasil estará muito bem representado pelas meninas do Nervosa. A banda brasileira de Thrash Metal subirá ao palco do Wacken pela primeira vez.

A vocalista Fernanda Lira postou em suas redes sociais:

“É isso, o maior sonho da minha vida até então, vai se realizar. Acho que cheguei no ápice das minhas expectativas, e o misto de emoções é tão intenso que só tô conseguindo meio que processar agora, ontem fiquei um pouco em choque ao ver aquele anúncio concretizado, todo dourado ali, lindo, ao lado do Mercyful Fate e tal, tão especial que simplesmente fiquei atônita e não consegui reagir direito. Vcs sabem que eu sou maria chorona e obviamente já chorei mil vezes de ontem pra hoje, por vários motivos diferentes.”

Fernanda Lira escreveu um texto contando sua história e agradecendo as bandas que apoiaram seu trabalho, as meninas do Nervosa e também aos que hostilizam a banda “Aos que tanto hostilizaram a Nervosa, tb gratidão – transformei minha tristeza em ser tão julgada por gente que nem me conhecia, em garra pra seguir em frente, sempre dá pra tirar algo bom de algo ruim.”

E claro, um desabado sobre mais essa conquista feminina, em um meio que ainda é muito dominado por homens “A todas minhas ídolos mulheres dentro do metal, que me ensinaram a tacar o foda-se e que é possível ter seu espaço num meio predominantemente masculino e por vezes intimidador pras minas. Gratidão a tudo o que eu e as meninas passamos, aos infortúnios que ensinaram a gente na marra a crescer, a ser fortes, a se profissionalizar mais”, desabafou Fernanda.

Nervosa foi convidada para abrir os shows do Destruction em São Paulo

Carlos Pupo/Headbangers News

Nervosa foi convidada para abrir os shows do Destruction em São Paulo

A guitarrista Prika Amaral, também comemorou a conquista:

“Sim, é verdade. Vamos tocar no Wacken! Um sonho atrás do outro, Rock in Rio esse ano e Wacken próximo ano. Não há nada melhor do que ter seu próprio trabalho reconhecido, não foi, não é e nunca será fácil, mas fazer com amor o que se ama faz o difícil ser fácil. São quase 10 anos de Nervosa, 10 anos que deixei tudo pra trás, e quando falo tudo é TUDO mesmo!

E isso também só foi possível porque encontrei pessoas que fizeram os mesmos sacrifícios, sou grata a Fernanda Lira e Luana Dametto por isso. Mas também sou grata por todas as outras integrantes que passaram pela Nervosa. Porque isso só foi possível porque um dia todas nós trabalhamos pelo mesmo.

Vida longa a Nervosa”

Carlos Pupo/Headbangers News

Nervosa é um power trio feminino de thrash metal de São Paulo, formado por Fernanda Lira (baixo e vocal), Prika Amaral (guitarra e backing vocals) e Luana Dametto (bateria). Formada em 2010, as meninas criam letras politizadas em inglês, tratando de temas como guerra, corrupção, intolerância e educação. E estão surpreendendo ao abrir espaço nesse território masculino. As mulheres mostraram seu talento em quarenta países, com uma média de 160 shows por ano, e crescem cada vez mais.

A banda alavancou depois que o videoclipe de “Masked Betrayer”foi visto pela banda alemã Destruction. O vocalista Schmier divulgou o trabalho na web e chamou a atenção da gravadora Napalm Records, que contratou a Nervosa. “O que elas fazem é raro de ver”, elogia o músico. Nervosa foi convidada para abrir os shows do Destruction em São Paulo

 

Carlos Pupo/Headbangers News

A conquista de tocar no Wacken Open Air é mais um passo gloriosos para as meninas. O crescimento do Nervosa foi rápido, mas o caminho com certeza não foi fácil, e ainda há muito o que conquistar. Além do sucesso por si, a Nervosa é uma banda que abre espaço para que as mulheres vejam que tem espaço no metal. Mesmo com diversos exemplos de mulheres de sucesso, bandas formadas apenas por mulheres ainda é alvo de críticas e comentários maldosos, e um protagonismo maior delas ainda está em crescimento.

As meninas enfrentam muito machismo e situações desagradáveis, mas isso não as desanima e dá mais força para seguirem com seu trabalho. “Estamos quebrando estereótipos”, comemora Fernanda.

O Brasil estará muito bem representado em um dos maiores festivais de metal: Uma banda brasileira de metal formada por mulheres.

Os ingressos para o Wacken Open Air 2020 já estão sendo vendidos no site Metaltix.com