hbNews

Morre Gary Rossington, guitarrista da lendária banda Lynyrd Skynyrd, aos 71 anos

Morre Gary Rossington, guitarrista da lendária banda Lynyrd Skynyrd, aos 71 anos

5 de março de 2023


A banda de southern rock Lynyrd Skynyrd anunciou em sua conta do Facebook que Gary Rossington, seu guitarrista e último membro sobrevivente da formação original, faleceu aos 71 anos. A declaração lamenta a perda do “irmão, amigo, membro da família, compositor e guitarrista” e diz que Rossington está agora com seus irmãos do Skynyrd no céu.

Nascido em 4 de dezembro de 1951 em Jacksonville, Rossington fundou a banda em 1964 com Ronnie Van Zant, Allen Collins, Larry Junstrom e Bob Burns, que originalmente se chamava My Backyard e mudou o nome para Lynyrd Skynyrd em 1969. Rossington tocava guitarra solo e base e foi um dos responsáveis por moldar o som da banda, tendo destaque em músicas como “Simple Man”, “Tuesday’s Gone” e “Free Bird”, esta última com seu icônico solo de slide guitar.

Rossington sobreviveu ao trágico acidente de avião em 1977 que matou Ronnie Van Zant, Steve Gaines, Cassie Gaines e outros três membros da equipe. Quando o baixista Larry Junstrom faleceu em 2019, Rossington se tornou o último membro original remanescente do Lynyrd Skynyrd.

A família Rossington pediu privacidade neste momento difícil e solicita que as orações sejam direcionadas a Dale, Mary, Annie e a família em geral. A música de Gary Rossington continuará a viver como um legado duradouro para os fãs de rock em todo o mundo.

Em outubro de 2021, Rossington retornou aos palcos apenas quatro meses após uma cirurgia cardíaca de emergência. O guitarrista, no entanto, já havia passado por vários problemas cardíacos ao longo dos anos, incluindo ataques cardíacos e várias cirurgias no coração. Inclusive os médicos vinham sugerindo que ele parasse de trabalhar há quase duas décadas.

A causa de sua morte ainda não foi revelada, mas a longa história de problemas cardíacos de Rossington pode estar relacionada.

Lynyrd Skynyrd lançou mais de 60 álbuns e vendeu mais de 30 milhões de cópias. O grupo foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 2006.