hbNews

‘Trempulkawe’, o retorno de Bríselas

‘Trempulkawe’, o retorno de Bríselas

30 de setembro de 2023


Resgatando a visão de mundo do povo mapuche original, os chilenos Bríselas apresentam-nos ‘Trempulkawe’, a primeira prévia do que será um álbum cujo tema central é a água: a relação que as primeiras nações têm com este elemento e como o ser humano convive atualmente com os mares, rios, zonas húmidas e outros fluxos.

“É uma viagem espiritual baseada em um Piam (história oral mapuche), em que o corpo e a alma de um falecido viajam em uma wampo (canoa) do litoral até uma ilha com características energéticas, lugar onde a alma se transforma em um espírito poderoso, para retornar ao continente e cuidar -de outro plano- de sua família e de seu povo. A viagem é cheia de perigos, mas a alma conta com a ajuda de quatro baleias, os “trempulkawe”, que a acompanham e protegem, além de prepará-la para a transformação que experimentará”, afirma a banda sobre o novo single.

O novo álbum está sendo gravado na Nihil Records, pelo engenheiro de som Sergio Rojas, com quem Bríselas está explorando novos estilos de composição, por isso espera-se que seja bem diferente do que foi feito até agora, surpreendendo os fãs com novas propostas. “Esperamos contribuir com um grão de areia para que haja consciência sobre a nossa relação com a água e como cuidamos dela. Para que entendamos que fazemos parte do todo e que cuidando do nosso meio ambiente cuidamos de nós também”, afirma Bríselas.

Briselas é formada por Juan Pablo Yáñez (vocal/backing vocal), Claudia Salamanca (vocal/backing vocal), Gerardo Fabres (bateria), Boris Vergara (baixo), Rodrigo Guajardo (guitarra), Alain Duchens (guitarra), Danilo Contreras (teclados), Ariel Maringer (flautas) e Felipe Aros (violino), que só entrou na banda em agosto deste ano.

Conheça mais sobre a Bríselas em suas redes sociais: @BriselasOficial (Instagram), BriselasOficial (Facebook), @BriselasOficial (Tik Tok), BriselasOficial (Youtube), Spotify e todas as plataformas digitais.