hbNews

Uganga celebra 3 décadas na estrada e passa por mudanças na formação

Uganga celebra 3 décadas na estrada e passa por mudanças na formação

6 de julho de 2023


O Uganga, banda mineira de renome, comemora 3 décadas ininterruptas na estrada, marcando a ocasião com uma de suas mais notáveis mudanças na formação. Após 21 anos de dedicação ao grupo, o baterista Marco Henriques, irmão do vocalista Manu Joker, decidiu deixar o posto de baterista. Surpreendentemente, a transição ocorreu de forma tranquila e amigável para os mineiros.

Marco expressou gratidão pelos 21 anos vividos no Uganga, desde o convite de Manu Joker. Ele mencionou o aprendizado, as histórias e as viagens compartilhadas, bem como seu crescimento como baterista ao tocar com a banda. No entanto, Marco afirmou que sua decisão foi pessoal, desejando sorte aos demais integrantes e informando que a Incêndio  ( https://www.incendioshop.com.br/musica/ ) cuidará da parte de merchandise.

Durante a “Libre Tour – Uganga 30 Anos”, a banda encontrou uma maneira interessante de transformar imprevistos em oportunidades. A ideia foi criar algo especial para essa celebração, tanto em termos de aniversário quanto de legado, conforme explicou o vocalista Manu Joker.

Embora as mudanças tenham surpreendido a maioria das pessoas, Manu Joker esclareceu que apenas a saída de Umberto, guitarrista, foi inesperada. A saída de Marco já estava em discussão antes do início do trabalho no álbum “Libre!” (lançado em 2022). Em janeiro de 2023, a decisão de sua saída foi tomada, e a banda optou por realizar parte da turnê de 30 anos com a formação que gravou a maioria dos álbuns. A Uganga tem orgulho do legado criado com essa formação e convidou Thiago Soraggi (Attero, CxDxFx) para ocupar a segunda guitarra durante essas datas.

O novo baterista, Joey Silva (Myriad, Lado Brasil), já foi confirmado como substituto e fará sua estreia com o Uganga em Piracicaba, SP, no dia 18 de agosto. Antes disso, a banda realizará mais três apresentações no Triângulo Mineiro com a formação atual. Em seguida, eles se apresentarão no Pará ao lado de bandas como Violator, Delinquentes e Warshipper nos festivais Dia D (Belém – 13/07) e Porthell (Portel – 15/07). Alexandre Durães (Ex-Inferno Nuclear) e Vitormento foram convidados como guitarrista e baterista, respectivamente, para essas duas datas.

O vocalista enfatizou a gratidão por estar na estrada por tanto tempo, cheios de energia e entusiasmo para o que está por vir. O Uganga é uma verdadeira família, e eles lançarão um mini documentário que retratará esse momento especial. Após isso, o foco será direcionado integralmente para o novo álbum.