hbNews

Gothony lança novo single “Patient 2442” com videoclipe

13 de abril de 2023


A banda Gothony, sediada em Helsinque, na Finlândia, lançou seu primeiro single oficial e videoclipe, Patient 2442, via Inverse Records. A banda foi fundada em 1993, então já era hora, não é mesmo? A faixa faz parte do álbum de estreia que será lançado ainda em 2023.

O baixista Väiski Syväoja comenta sobre o single: “Patient 2442 é uma obra-prima do drama metal composta por Mika Uusitalo. Quando o drama perfeito e o metal se combinam, o resultado é este. Quando ouvi a música pela primeira vez, soube imediatamente que tinha que chamar minha grande amiga Kata Samula para cantar nela. A música pedia pela bela voz de Kata e o resultado final é como um musical perfeito que você não quer que acabe.

A ideia inicial da música surgiu em 2021 e é a primeira composição depois da reunião do Gothony (2019). Depois do trabalho conjunto de arranjo, a música estava pronta em 2022. Para mim, esta é uma das minhas músicas favoritas, por quê? Claro, por causa do feliz baixo no final da música. Afinal, o baixo é a coisa mais importante na música, ou talvez apenas depois do baixista”.

Väiski continua sobre o videoclipe: “Quando decidimos continuar a jornada do Gothony em 2020, decidi que pelo menos um videoclipe deveria ser feito. Quando escolhemos a primeira música de single para ser Patient 2442, criei uma sinopse baseada nela. Eu não queria fazer um videoclipe apenas da banda tocando, mas que o vídeo tivesse uma história e deixasse as conclusões para o espectador. Sou muito grato por Kimmo Jaatinen ter se juntado e termos terminado o roteiro juntos. Kimmo também assumiu a direção, filmagem e edição do videoclipe. Muitos agradecimentos vão para toda a equipe profissional de videoclipe que se juntou a este projeto…”

O guitarrista Miika Peräkangas comenta: “Moagem bruta em uma bela loucura. Bela como a Aurora, traiçoeira como o mar. Uma pedra preciosa do drama metal…”

O vocalista Wuohi conclui: “Riffs belos, melancólicos e melódicos que criam um cenário sonoro de tristeza, apoiados por baterias que impulsionam o momento. Os vocais refletem a eterna luta entre a luz e a escuridão. Uma jornada em uma mente que perdeu sua sanidade.”

Ouça o single Patient 2442 em serviços de streaming: https://push.fm/fl/gothony-patient2442

BIOGRAFIA:

Gothony foi fundada em 1993 com a formação: Mikko: bateria e vocais Mika: guitarra + vocais Miika: guitarra Väiski: baixo

Essa formação lançou duas demos nos anos 90 em 1995 (Gothony) e 1997 (Hidden Thoughts). Fizeram principalmente shows na região da capital, como Oranssi Klubi, Semifinal e na lendária Thunder Road House.

Em 1999, a banda se separou. Não houve drama na separação, mas cada um seguiu em direções diferentes na vida. Em 2019, decidiu-se reunir Gothony para reviver o passado e tocar músicas antigas. Mikko, que lidava com os vocais na formação original, deu as responsabilidades vocais para Wuohi do grupo dos anos 90 Bleed Me Tears e Katharsis.

Em 2020, Gothony foi ao Tuska-Torstai e Emergenza para sentir o clima dos shows ao vivo. Após os shows, decidiu-se começar a trabalhar em novas músicas e continuar a história de Gothony.

Em abril de 2023, é hora de lançar uma nova música como single e um videoclipe. O álbum completo será lançado no outono europeu de 2023.

Crédito: Kimmo Jaatinen

Formação:

Wuohi: Vocais

Mika Uusitalo: Guitarra

Miika Peräkangas: Guitarra

Väiski Syväoja: Baixo

M.Toivonen: Bateria

Vocais convidados em “Patient 2442”: Kata Samula.

Links: 
https://www.gothony.com
https://www.facebook.com/gothonyband
https://www.instagram.com/gothonyband
https://gothony.bandcamp.com