Memory Remains

Memory Remains: Dream Theater – 35 anos de “When a Dream and Day Unite” e uma estreia bem discreta

6 de março de 2024


Há 35 anos, em 6 de março de 1989, o Dream Theater lançava “When a Dream and Day Unite“, o álbum de estreia desta que seria conhecida como a mais virtuosa dentre todas as bandas contemporâneas, e que é assunto do nosso Memory Remains desta quarta-feira.

Este primeiro álbum é o único a contar com a formação original do Dream Theater, já que o vocalista Charlie Dominici, que nos deixou há pouco tempo, foi logo substituído por James LaBrie, que segue no posto até os dias atuais. Apenas o baixista John Myung e o guitarrista John Petrucci seguiram na banda. O baterista Mike Portnoy chegou a sair, mas voltou no ano passado.

O Dream Theater foi formado quatro anos antes do lançamento do primeiro álbum. Petrucci, Myung e Portnoy são oriundos de Long Island, Nova Iorque e eram frequentadores do Berklee College of Music, em Boston. Após se juntarem para formar o que se tornaria o DT, eles se afastaram do colégio de música para se dedicar à nova banda, uma decisão que se mostrou apertadíssima. Mas antes de abandonarem o colégio, eles utilizavam uma das salas para ensaiar, tocando covers de Iron Maiden e Rush.

Os caras eram muito fãs de Rush, o que o leitor irá conferir ao longo deste texto e também ao ouvir este álbum, tanto que o primeiro nome da banda, Majesty, era uma referência à música “Basile Day“, do trio canadense, já que a audição desta música para eles, seria uma coisa “majestosa”. O leitor há de concordar com tal afirmativa, da mesma forma que este redator que vos escreve, assina embaixp. Quem em sã consciência teria a audácia de dizer que a audição de qualquer música do Rush não é menos do que majestosa?

Sob o antigo nome, elas gravaram algumas demos, mas se viram obrigados a mudar de nome quando uma outra banda, homônima, os ameaçou de processo judicial. Antes de Charlie Dominici, a banda havia testado vários vocalistas, até chegar no nome que registrou o aniversariante do dia. Eles ainda buscavam um nome para a banda, quando o pai de Portnoy sugeriu o nome Dream Theater, que era o nome de um cinema próximo da casa dele. A banda então adotou o nome. Mas eles não abandonaram o nome antigo, pois a instrumental “Ytse Jam“, contida no álbum de estreia, significa “Majesty”, só que escrita de trás para a frente.

Com a excelente recepção das demos, eles conseguiram um contrato com a Mechanic. Então eles foram para o Kajern/Victory Studios, em Gladwyne, na Pensilvânia, o mesml estúdio onde outro ícone do Prog Metal foi gravado, “Operation Mindcrime“, do Queensryche. A banda ficou por lá entre os dias 18 de julho e 12 de agosto de 1988, na companhia de ninguém menos que Terry Date, que na época já havia produzido o álbum de estreia do Sanctuary, “Refuge Denied” e depois iria trabalhar com Pantera, Soulfly, Slayer, entre outros.

Bolacha rolando, temos 51 minutos, 8 faixas e uma banda soando muito parecida com o Rush. Já no primeiro álbum, temos algumas canções longas como “The Killing Hand” e “The One Who Help to Set The Sun“, com oito minutos cada uma, “Light Fuse and get Away“, com sete minutos e “Only a Matter of Time“, com seis minutos. Mas o grande destaque é a já citada instrumental “Ytse Jam“. Não é um álbum ruim, mas também não figura nem de longe entre os melhores plays do Dream Theater.

Eles tinham uma pretensão muito grande e esperavam que o álbum de estreia fosse um sucesso, o que acabou não acontecendo e a Mechanic acabou por rescindir o contrato que previa o lançamento de outros álbuns. O álbum passou quase que despercebido e a banda acabou fazendo apenas alguns shows pela região de Nova Iorque. Após estes shows, Dominici saiu da banda, por divergências musicais. Foi a partir da repercussão positiva para o álbum seguinte, “Images and the Words“, foi que as atenções se voltaram para o homenageado do dia.

A banda soltou dois singles, cujas remixagens foram feitas por Terry Brown, produtor conhecido por trabalhar por muito tempo com o Rush, a banda favorita deles. “When a Dream and Day Unite” é o único álbum da discografia do Dream Theater a não entrar na “Billboard 200“. Em 2004, quando o álbum completou 15 anos, a banda fez um show em Los Angeles onde tocou o disco na íntegra. Durante o encore, ex-integrantes como Charlie Dominici e Derek Sherenian subiram ao palco e participaram. O tecladista Kevin Moore não apareceu. Este show está registrado em CD e DVD sob o título “When a Dream and Day Reunite” e foi lançado pelo selo independente de Mike Portnoy, a Ytse Jam.

Mas o tempo tratou de colocar o Dream Theater entre as maiores bandas de seu tempo. E eles seguem em plena atividade, inclusive, tendo passado pelo Rock in Rio, em sua última edição, no ano de 2022, quando tocaram depois do Iron Maiden, que eram os headliners oficiais, porém, eles agora pedem para tocar mais cedo e acabam cedendo a honra de fechar os festivais para a banda que estava escalada para tocar antes, como fizeram com o Scorpions, em 2019. Hoje é dia de celebrar a pedra fundamental deste quinteto mais virtuoso, que não desperta meio-termo entre os fãs: ou amam ou odeiam. Assim a banda se mantém. Longa vida ao Dream Theater.

When Dream and Day Unite – Dream Theater 

Data de lançamento – 06/03/1989

Gravadora – Mechanic

 

Faixas:

01 – A Fortune in Lies

02 – Status Seeker 

03 – The Ytse Jam

04 – The Killing Hand 

05 – Light Fuse and Get Away 

06 – Afterlife

07 – The Ones Who Help to Set the Sun

08 – Only a Matter of Time

 

Formação:

Charlie Dominic – vocal

John Petrucci – guitarra

John Myung – baixo

Mike Portnoy -bateria

Kevin Moore – teclado