Memory Remains

Memory Remains: Motörhead – 22 anos de “Hammered” e a influência dos ataques de 11 de setembro

9 de abril de 2024


Há 22 anos, em 9 de abril de 2002, o Motörhead lançava “Hammered“, o  décimo-sexto full-lenght de sua carreira, dois anos depois de “We Are Motörhead” e com algumas coletâneas lançadas entre estes dois álbuns de estúdio. O álbum é tema do nosso Memory Remains desta terça-feira.

O Motörhead havia encerrado a turnê do álbum anterior e após tirarem um mês para descansar e repôr as energias, eles se reuniram para começar o trabalho de composição para o que viria a se tornar “Hammered“. O aniversariante do dia tem uma característica bem diferente de seu anterior, que era rápido, enquanto que esse mais sombrio. E o então baterista, Mikkey Dee, admitiu que a série de atentados de 11 de setembro de 2001 influenciou na composição. Aspas para o baterista:

We Are Motörhead extremamente pesado era e rápido, era um álbum extremamente agressivo e esse não é tão agressivo. Eu e Phil voamos para Los Angeles no dia 10 de setembro (de 2001) e escrevemos essas músicas em um mês por lá. Foi uma vibe ruim. Então talvez tenha algo a ver com o clima deste álbum. Eu estava pensando sobre isso depois, este álbum é realmente muito sombrio. O mesmo vale para o Lemmy, a maneira com a qual ele escreveu as melodias…”

O trio atravessou o Atlântico e foram para a costa Oeste dos Estados Unidos, mais precisamente em Hollywood, Califórnia, no Henson Studio. Thom Panunzio assinou a produção. Entretanto, a faixa “Serial Killer” foi gravada na casa de Chuck Reed, em Hollywood Hills. Chuck é creditado pela produção desta faixa. O álbum conta com participações de Dizzy Reed, que gravou os teclados na faixa “Mine All Mine” e também de Triple H, que fez  backing vocal na faixa “Serial killer”.

Álbum rolando, temos um deleite, a velha aula de Rock N’ Roll que o Motörhead sempre nos deu. São onze músicas em breves 45 minutos e muitos bons momentos, como nas faixas “Brave New World“, “Voices From the War“, “Kill the World“, “Walk a Crooked Mile” e “Down the Line“. O álbum figura certamente entre os melhores desta última fase da carreira de Lemmy Kilmister e seu Motörhead. A edição estadunidense, que foi distribuída pela primeira vez pela Sanctuary Records, conta com duas faixas bônus, que são as faixas “The Game” e uma versão ao vivo para “Overnight Sensation“.

A recepção foi excelente, tanto por parte da crítica especializada, quanto do público. “Hammered” figurou em alguns charts mundo afora: 11° na categoria de “Álbuns de Rock e Metal” no Reino Unido, 18° na Suécia, 34° na Finlândia, 39° na Alemanha e 113° na França. “Hammered” foi o trampolim para o sucesso ainda maior alcançado com o álbum “Inferno“, que sucedeu nosso homenageado e foi coroado com o Grammy Awards, na categoria Melhor Performance Metal.

O Motörhead caiu na estrada com shows pelo Reino Unido e restante da Europa. Na maior parte das datas, o Motörhead se apresentou juntamente com o Anthrax. Em uma das apresentações, em Wembley, o Motörhead teve o Hawkwind como banda de abertura e Lemmy subiu ao palco com sua ex-banda para tocar a música “Silver Machine“. A turnê adentrou ao ano de 2003 com apresentações nos Estados Unidos. Porém, Phil Campbell acabou não fazendo essas apresentações, pois precisou se ausentar da banda devido a morte de sua mãe. Ele foi substituído por Tood Youth. Depois a banda voltou à Europa para um giro pelos festivais de verão e mais um retorno aos Estados Unidos, desta vez, tocando com Iron Maiden e Ronnie James Dio. Até que em setembro de 2003, eles foram merecidamente incluídos na calçada do Hall da Fama.

Temos um álbum diferente, sim, mas com o selo de qualidade da banda que é um dos pilares eternos do Rock And Roll, que foi o Motörhead. Pesado, sombrio, denso e que merece todos os confetes. E hoje é dia de celebrar mais um aniversário deste belo play. O Motörhead deveria ser ensinado nas escolas. E Lemmy é o personagem que melhor representa o Rock.

Hammered – Motörhead
Data de lançamento – 09/04/2002
Gravadora – SPV

Faixas:
01 – Walk a Crooked Mile
02 – Down the Line
03 – Brave New World
04 – Voices From the War
05 – Mine All Mine
06 – Shut Your Mouth
07 – Kill the World
08 – Dr. Love
09 – No Remorse
10 – Red Raw
11 – Serial Killer

Bônus Tracks da edição estadunidense:
12 – The Game
13 – Overnight Sensation (ao vivo)

Formação:
Lemmy Killmster – baixo/ vocal
Phil Campbell – guitarra
Mikkey Dee – bateria

Participações especiais:
Dizzy Reed – teclado em “Mine All Mine
Triple H – backing vocal em “Serial Killer