hbNews

Machismo: Pub inglês proíbe bandas de rock com cantoras

Machismo: Pub inglês proíbe bandas de rock com cantoras

10 de dezembro de 2017


* Texto traduzido do jornal local britânico The Northern Echo

Confira o texto original em inglês

'Mulheres não podem cantar rock': o pub inglês Doctor Brown's proíbe bandas com cantoras

Google Street View

'Mulheres não podem cantar rock': o pub inglês Doctor Brown's proíbe bandas com cantoras

Um pub inglês têm defendido vigorosamente sua polêmica proibição insistindo que as mulheres “não podem cantar rock”.

O Doctor Brown’s, uma popular casa de música ao vivo em Middlesbrough, foi criticada por cantoras que tiveram suas apresentações negadas no local por causa de seu gênero.

Paula Rees, gerente do pub, disse ao jornal local The Northern Echo que a proibição foi implementada porque seus clientes regulares não acreditam que as mulheres devam cantar músicas de rock.

Negando que a regra fosse sexista, ela disse: “Tivemos cantoras no passado e os clientes simplesmente não gostaram – Nós somos um bar de rock e eles pensam que as mulheres não devem cantar músicas de rock interpretadas por homens.

Rees disse que estaria relaxando a proibição ligeiramente para permitir que uma banda com uma cantora tocasse no próximo ano e que consideraria bandas que pudessem garantir grandes multidões, mas afirmou que a política permaneceria no lugar como uma regra.

Ela disse: “Nós temos que manter nossos amigos freqüentadores felizes, não sou uma fã de rock, então não posso julgar por mim mesma, mas me disseram que algumas mulheres podem cantar e outras não podem, mas não podem cantar rock pesado”.

“Se colocarmos um cartaz e os nossos cliente souberem que há uma mulher na banda, eles não vão dar uma chance a eles. São meu ganha pão e não podemos arriscar com ninguém entrando”.

A cantora Hannah Sowerby disse que o Doctor Brown’s cancelou os shows de suas bandas – Revenant e Syndicate 66 – depois de descobrirem que elas eram lideradas por uma mulher.

https://www.youtube.com/watch?v=-uCqMpv0Pl8

Ela disse: “Não tenho permissão para tocar porque sou mulher, apesar do fato de minha banda poder atrair um grande público”.

“Você não ouve as pessoas dizerem que não gostam de bandas masculinas, porque nem todos os cantores são iguais – assim como nem todas as cantoras são as mesmas.

“É uma atitude sexista dos freqüentadores e não há desculpa para isso em 2017, você poderia pensar que isso seria no passado, mas é agora”.

Outra cantora, que quer permanecer anônima, disse: “Não se deve julgar um livro por sua capa e, neste caso, o bar está julgando todas as cantoras com base em serem mulheres”.

“Infelizmente, é verdade que muitos não pensam que uma mulher pode cantar bem e esta é uma das razões pelas quais é extremamente difícil para uma mulher chegar em qualquer lugar à frente de uma banda.

“Nós temos que trabalhar duas vezes mais do que os homens para conseguir o mesmo – me entristece que alguns lugares não proporcionem às mulheres a mesma chance que os homens porque eu já vi cantores que não são muito bons também.

“Se uma banda tem uma boa reputação e eles podem ver vídeos confirmando a qualidade da banda, eles não devem tomar a decisão por seus clientes de que tipo de banda curtir, mas dar-lhes a chance de experimentar variados tipos de entretenimento.”

“Minha banda também é punida por isso e eles são caras extremamente talentosos – é uma vergonha”.

Um porta-voz da Comissão de Igualdade e Direitos Humanos disse que a proibição do pub não era ilegal, mas listou uma série de bandas lideradas por mulheres, pois afirmou que alguns dos músicos mais bem sucedidos do mundo eram mulheres.

Uma porta-voz da União de Músicos disse: “Nós não fomos envolvidos neste incidente particular, mas tomamos a discriminação por qualquer motivo muito seriamente.”

“Para fins de contratação de shows, as bandas com cantoras não devem ser tratadas de forma diferente das bandas com cantores, e tampouco devem se identificar ou sequer classificar a sua música de acordo com seu gênero.”

“Nós estamos investigando a aparente falta de artistas mulheres em apresentações de festivais, mas esta é a primeira vez que eu pessoalmente encontro um show cancelado explicitamente por causa do gênero do artista e a afirmação de que o público não está interessado em shows com mulheres.

“O sexismo a este respeito está prejudicando tanto a comunidade musical local quanto a indústria em grande escala. O público geralmente é receptivo a um programa diversificado de música, e nós contestaremos fortemente as afirmações feitas.”

“Estamos realizando várias iniciativas pertinentes às mulheres na música atualmente e, embora estejamos conscientes da desigualdade atual e da falta de representatividade feminina em áreas da indústria, felizmente descobrimos que a maioria dos empregadores e funcionários estão empenhados em buscar mudança positiva em todos os setores “.

Google Street View